Milhões de brasileiros sofrem com dores crônicas no rosto e no pescoço, bem como dores de cabeça recorrentes. Em alguns casos, essas dores são causadas por distúrbios no sistema mastigatório, gerando sintomas nas articulações temporomandibulares (ATM).
Esta articulação da mandíbula, nos possibilita abrir e fechar a boca. Localizada em frente ao ouvido, do lado direito e esquerdo, a ATM é um dos responsáveis pela sua mastigação, fala e deglutição.
Quando você sente dores orofaciais crônicas e/ou dores de cabeça, você sofre, isso causa um abalo em sua saúde física e mental, sua família sofre junto contigo, compromete seu trabalho e seus relacionamentos. Logo, se você apresenta dores na face, mandíbula, cabeça, ouvido e / ou pescoço é provável que tenha passado por diferentes tipos de tratamentos sem resolver o problema.
Pode ser difícil acreditar que um problema na mandíbula possa ser a principal causa de dor em outra parte do corpo, principalmente na região da cabeça, pescoço, ombro e outros locais. No entanto, inúmeras pesquisas mostraram a associação da DTM (disfunção temporomandibular) com estas dores. Muitos desses sintomas podem ser melhorados com o tipo certo de tratamento.
A disfunção da articulação pode levar a muitos sintomas comuns à DTM tais como dores de cabeça, que muitas vezes são confundidas com enxaqueca, dores no ouvido e olho. A dor presente geralmente é bem “chata”, podendo ou não ser aguda. Além disso, nossos pacientes relatam uma sensação de tensão, aperto ou fadiga nas laterais direita e esquerda da cabeça. A frequência pode ser esporádica ou constante com intensidade variável ao longo do dia. A dor geralmente piora com o movimento ou funções básicas da mandíbula, como por exemplo comer, falar, bocejar e abrir a boca.
DOR DE CABEÇA: São os sintomas mais comuns de DTM. Elas geralmente são do tipo tensional, mas a DTM pode ser um iniciador para dores de cabeça vasculares ou de enxaqueca. Podem estar associadas também aos músculos da mastigação (laterais da face). Dores de cabeça que pioram durante o sono ou ao acordar geralmente estão relacionadas à DTM.
DOR DE OUVIDO: Geralmente é dor referida nas ATMs sendo secundária à estreita relação anatômica das articulações da mandíbula e dos canais auditivos. Outros sintomas de ouvido comuns incluem zumbido e uma sensação de entupimento. A perda auditiva e a vertigem às vezes são relatadas, embora sejam incomuns. Os pacientes geralmente confundem esses sintomas de ouvido como indicações de problemas de sinusite, mas para a maioria dos adultos, os sintomas são manifestações de DTM.
DOR NO PESCOÇO / OMBRO: Pode estar relacionada com o problema da ATM que provoca uma dor irradiada.
DOR PARA ABRIR A BOCA OU DOR PARA MASTIGAR: dependendo do grau de dor na ATM e nos músculos da face, pode ser difícil realizar funções básicas, como abrir a boca ou mastigar.
DOR DE DENTE: Quando associada à DTM, a dor de dente geralmente é generalizada, os dentes ficam doloridos, principalmente pela manhã.
SONS ARTICULARES: sons de estalidos ou estalos geralmente indicam a presença de um menisco articular deslocado. Os sons de crepitação ou sensação de areia na articulação estão altamente correlacionados com à presença de artrite da ATM.
TRAVAMENTO DA MANDÍBULA: Refere-se às mandíbulas que ficam presas na posição aberta ou fechada.
TRISMO: Esta condição é caracterizada pela dificuldade de abrir a boca que pode acontecer por uma contração prolongada dos músculos da mastigação (masséter, temporal e outros músculos da face)
INTERRUPÇÃO DO SONO (insônia): Pode ser um importante fator de risco para DTM devido à relação entre a qualidade do sono e o bruxismo.
PLACAS MIO-RELAXANTES: Aparelhos que reposicionam a mandíbula para diminuir os estalos e descomprimir a articulação, diminuindo a dor na ATM. Aparelhos de estabilização também são usados para dor miofascial e controle de hábitos cognitivo-comportamentais.
INJEÇÃO DE BOTOX: A toxina botulínica é injetada nos músculos faciais que apresentam dor e desconforto para diminuir temporariamente o espasmo muscular que causa a tensão da ATM.
INJEÇÕES DE PONTOS DE GATILHO: A terapia de injeção de “pontos de gatilho” envolve a injeção de um anestésico local em pontos sensíveis para eliminar a dor.
TERAPIA FÍSICA PARA ATM: fisioterapia, laserterapia, acupuntura podem ser usados na liberação miofascial, mobilização das ATMs e terapia muscular profunda para diminuir a dor e os sintomas associados aos distúrbios da ATM.
MEDICAÇÃO: adjuvante com outros tratamentos não cirúrgicos, medicamentos como relaxantes musculares, medicamentos neuropáticos e/ou sedativos podem ajudar a aliviar a dor associada a distúrbios da ATM.
ARTROSCOPIA: A artroscopia é um procedimento minimamente invasivo que permite investigar o interior da ATM usando um aparelho chamado artroscópio. O artroscópio é um equipamento composto por uma haste estreita, com uma câmera acoplada na ponta. Desta forma o cirurgião consegue visualizar dentro da articulação através de imagens transmitidas para um monitor de vídeo de alta definição. A artroscopia permite um diagnóstico mais preciso sobre o que está ocorrendo na articulação. O cirurgião pode reparar alguns tipos de danos nas articulações durante a artroscopia.
CIRURGIA ARTICULAR: A cirurgia aberta da ATM permite que o cirurgião atue dentro da articulação temporomandibular (ATM) através de uma pequena incisão em local próximo à orelha. Com isso conseguimos diagnosticar e tratar alterações intra-articulares, reposicionando o menisco articular, remodelando as superfícies articulares e até mesmo, a depender do caso, realizando a substituição da articulação por prótese articular.
Não existe uma causa específica para a DTM, mas traumas na mandíbula ou na ATM podem causar DTM. Artrite, bruxismo (apertamento dos dentes) também podem ser responsáveis. A DTM é uma condição crônica e degenerativa que deve ser tratada o quanto antes.
Para alguns pacientes, o distúrbio da ATM desaparece por conta própria, principalmente se for causado por uma lesão ou um período anormalmente estressante em suas vidas. Em outros casos, os sintomas da ATM vêm e vão, mas para muitos, a DTM só piora com o tempo. É importante consultar um profissional se você tiver disfunção da ATM para evitar danos permanentes às articulações.
É provável que aqueles que não fazem tratamento para a DTM apresentem sintomas mais graves ao longo do tempo. Isso ocorre, porque quanto mais tempo alguém vive com esse transtorno sem tratamento, mais ele terá a tendência a progredir. Quando os pacientes que apresentam problemas na ATM há muito tempo, finalmente decidem se submeter ao tratamento porque seus sintomas estão piorando, eles geralmente precisarão de um tratamento mais intensivo e por um longo período de tempo.
Muitos fatores podem causar dores de cabeça. No entanto, as dores de cabeça na região lateral da face são frequentemente relacionadas com a ATM. As dores acontecem mais no período da manha, ao acordar, mas podem se manter durante o dia.
Sim, pode estar relacionada. Como a ATM se localiza na frente do ouvido, a dor na ATM, pode ser confundida com dores no ouvido. Quando a avaliação de um médico otorrino afasta qualquer alteração no ouvido, a consulta com Dr Daniel pode diagnosticar uma disfunção na ATM.
Um exame físico geralmente é a maneira mais eficaz de Dr Daniel diagnosticar se você tem disfunção articular. O cirurgião observará a amplitude de movimento de sua mandíbula e sentirá sua ATM enquanto ela abre e fecha. Ao pressionar suavemente a articulação temporomandibular e as áreas circundantes, Dr Daniel pode identificar áreas de sensibilidade ou dor específicas. Imagens digitais como tomografia computadorizada, raio-x ou ressonância magnética podem ser necessárias para confirmar seu diagnóstico ou para avaliar melhor a gravidade de sua condição.
Embora dores na face seja um sintoma comum, você também pode notar uma dor no pescoço, dor de ouvido ou dores de cabeça inexplicáveis. Aqueles que sofrem de um distúrbio da ATM podem experimentar sentimentos semelhantes ao trismo, dificultando a fala ou a mastigação. Sons de estalos na articulação é outro sinal de que você pode ter um distúrbio da ATM.
Existe uma ligação entre a ansiedade e o distúrbio da ATM, mas a DTM não é causada diretamente pela ansiedade. Em vez disso, a ansiedade e o estresse causam tensão no corpo que leva ao ranger dos dentes e ao apertar da mandíbula; ranger e apertar, por sua vez, leva ao distúrbio da ATM.
O melhor tratamento para o distúrbio da ATM depende da causa subjacente. Um paciente que tem DTM devido à artrite requer um plano de tratamento diferente de alguém que tem DTM causada por ranger de dentes (bruxismo) quando está dormindo.
Edifício Thome de Souza
AV ACM, número 3244, Sala 1121, Pituba, Salvador-BA, CEP 41800-700